Verduras – Como Plantar Acelga

1550
acelga

A Acelga (Beta vulgaris cicla) é uma planta bianual, sem fruto comestível. Apresenta grandes folhas com forma oval, em roseta, com talos longos, firmes e largos. As folhas, cuja cor varia conforme a espécie, são brilhantes e apresentam, em geral, coloração verde ou avermelhada, em diversas tonalidades. É consumida crua ou refogada e é muito utilizada no preparo de saladas.

Os talos e nervuras podem ser de cor branca, rósea, amarela, vermelha, verde, violeta ou laranja. As folhas podem, ainda, ser lisas ou crespas. As inflorescências produzidas quando a planta amadurece são compostas por numerosas e pequenas flores de coloração verde, com um pólen capaz de ser carregado pelo vento por longas distâncias. As raízes são engrossadas, cheias de reservas, principalmente após o primeiro ano de plantio. Elas também são comestíveis em muitas variedades.
Benefícios-da-Acelga

As Acelgas podem ser consumidas como salada ou cozidas. Para o preparo de saladas cruas, devem ser aproveitadas as folhas mais jovens e tenras, pois as folhas mais velhas apresentam um certo amargor. Os talos coloridos são muito apreciados, e acrescentam sabor e cor a diversos pratos. O que se consome é a folha e o nervo central, ricos em cálcio, ferro, fósforo, hidratos de carbono, potássio, proteínas, sódio, niacina, vitaminas A, B1, B2, B5 e C.

As acelgas podem ser preparadas da mesma maneira que o espinafre, como regra geral, em sopas, fritadas, refogados, picles, bolinhos, etc. A colheita das folhas se faz no primeiro ano desde o plantio, pois no segundo ano da cultura, a planta entra no ciclo reprodutivo, produzindo a inflorescência e folhas duras e amargas.

Pode ser plantada como ornamental em jardins, principalmente as variedades de talos coloridos. Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, arejado, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

Como plantar Acelga

– A época ideal para o plantio da Acelga é na Primavera ou no Outono, já que ela aprecia o clima ameno, com temperaturas entre 16°C e 18°C. Ela também pode ser cultivada tanto em clima mais frio, sendo resistente a baixas temperaturas e geadas leves, quanto em clima mais quente.

– O solo deverá ser rico em nutrientes, de preferência com PH a rondar 6,5. Esta hortaliça gosta de umidade suficiente, mas nunca encharcada, em local bem exposto ao sol ou sombra parcial.

– Para fazer a plantação definitiva, é importante que se coloquem as sementes a demolhar em água por 2 dias. Depois, são colocadas na terra devidamente preparada, a cerca de 2,5 cm de profundidade e distância de 8 cm, umas das outras.

– As Acelgas necessitam de espaço suficiente para o desenvolvimento das suas raízes, pelo que deve existir um distanciamento entre fileiras de 45 cm.

– A Acelga, para boa o seu bom desenvolvimento, pede local com boa luminosidade. Também precisa receber algumas horas de sol ao dia. Ao ser plantada em regiões de clima quente, dê preferência a um local que possua sombra parcial.

– Faça uma análise previa do solo e certifique-se que ele tenha boa drenagem,  que seja fértil para o cultivo da planta, seja rico em matéria orgânica e também em nitrogênio.

– Para o cultivar a Acelga recomenda-se colocar de 2 a 3 sementes por cova, já no local definitivo.

– Irrigar de forma a manter o solo sempre úmido, sem que permaneça encharcado. Plantar as sementes de Acelga no local definitivo ou em sementeiras. Transplantar quando as mudas atingem aproximadamente 5 cm de altura. As sementes podem ser deixadas em um recipiente com água por 24 horas para facilitar a germinação.

– Recorra às adubações caso a cultura não esteja se desenvolvendo de modo satisfatório.

COMO-PLANTAR-acelga-VERDURAS

SEM COMENTÁRIOS