Verduras – Acelga

762
acelga

A acelga ou beterraba branca (Beta vulgaris var. cicla) é uma hortaliça que apresenta talos longos e firmes, as suas folhas podem ser baças ou brilhantes, com uma coloração verde ou avermelhada.

Contém quantidades consideráveis de niacina, vitamina A e vitamina C. Além destas, contém ésteres do ácido oxálico, o que pode prejudicar a absorção de cálcio pelos ossos.1

Na Argentina, a acelga é muito apreciada na culinária, uma vez que é consumida em pizzas, em forma de bolinhos fritos, mas principalmente como ensopado, com batata cortada em pedaços e temperada com alho frito em azeite. Na antiguidade, a acelga costumava ser utilizada pelos romanos, egípcios e gregos. Contudo, ficou mais conhecida na Idade Média, na França.

A Acelga é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes do planeta (antioxidantes são responsáveis pelas cores vivas em frutas e vegetais). Ele contém beta-caroteno, vitamina E, vitamina C, zinco, luteína, zeaxantina, quercetina, kaempferol, e muitos outros antioxidantes que combatem doenças.

A acelga também contém ácido siríngico e fibra e ácido siríngico, o que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Se você está em risco de diabetes ou de ter sido diagnosticado com diabetes, você deve comer mais vegetais verdes folhosos, como acelga.

 

 

SEM COMENTÁRIOS