Como Plantar Uva – Clima

1191
uva-PLANTAR

clima-brasil-uva-como-plantar-uva

O clima possui forte influência sobre a uva, sendo importante na definição das potencialidades das regiões. Ele interage com os demais componentes do meio natural, em particular com o solo, assim como com a cultivar e com as técnicas agronômicas da uva. Aqui serão abordados aspectos climáticos para as regiões brasileiras produtoras de uva americana e híbridas, destinadas à agroindústria, que possuem uma colheita por ano seguida de repouso vegetativo. Devem-se considerar três conceitos para diferenciar escalas climáticas de interesse da viticultura:

Macroclima, ou clima regional, que corresponde ao clima médio ocorrente num território relativamente vasto, exigindo, para sua caracterização, dados de um conjunto de postos meteorológicos; em zonas com relevo acentuado os dados macroclimáticos possuem um valor apenas relativo, especialmente sob o aspecto agrícola. Inversamente, um mesmo macroclima poderá englobar áreas de planície muito extensas.

Mesoclima, ou clima local, que corresponde a uma situação particular do macroclima. Normalmente, é possível caracterizar um mesoclima através dos dados de uma estação meteorológica, permitindo avaliar as possibilidades da cultura da uva. A superfície abrangida por um mesoclima pode ser muito variável mas, nas regiões vitícolas, trata-se normalmente de áreas relativamente pequenas, podendo fazer referência à situações bastante particulares do ponto de vista de exposição, declividade ou altitude, por exemplo. Muitas vezes o termo topoclima é utilizado para designar um mesoclima onde a orografia constitui um dos critérios principais de identificação, como por exemplo o clima de um vale ou de uma encosta de montanha.

Microclima
, que corresponde às condições climáticas de uma superfície realmente pequena. Pode-se considerar dois tipos de microclima (Carbonneau, 1984): microclima natural – que corresponde à superfícies da ordem de 10 m a 100 m; e, microclima da planta – o qual é caracterizado por variáveis climáticas (temperatura, radiação) medidas por aparelhos instalados na própria videira. O termo genérico de bioclima é utilizado para essa escala que visa o estudo do meio natural e das técnicas de cultivo.

    As três escalas climáticas são importantes para o cultivo da uva. Deve-se escolher um macroclima que seja potencialmente propício à produçao de uva (viticultura). Dentro desta condição macroclimática é necessário selecionar um mesoclima que amplie o potencial da região. E, por último, é necessário adotar sistemas de sustentação, de condução da planta e de manejo da videira e do solo que possibilitem obter colheitas com níveis de produtividade e qualidade adequados.

SEM COMENTÁRIOS