Como Plantar Jabuticaba em vaso

1354

Sonhando com aquelas bolinhas brilhantes espalhadas pelo tronco? Calma, embora seja fácil cultivar a jabuticabeira, a primeira frutificação pode levar um bom tempinho, algo entre 10 e 15 anos! Se você estiver plantando sementes. Se você não quer esperar tudo isso, compre mudas enxertadas. São muito comuns, em floriculturas, você pode até conseguir uma muda que já esteja com frutos ou flores.

Como Plantar Pera

Espaço para a jabuticabeira

O ideal é que o vaso com a jabuticabeira fique em um espaço de cerca de 2 m² e que receba sol, pode ser uma varanda, um pequeno quintal ou jardim. No caso de balcões e varandas, atenção ao peso do vaso, certifique-se que a construção pode suportá-lo com segurança.

O vaso da jabuticabeira

É necessário escolher um vaso grande, com furos no fundo e deixar uma folga de 5 a 10 cm do torrão da muda. Para garantir uma boa movimentação do vaso para que a jabuticabeira receba sol por igual, você pode colocar o vaso sobre um suporte com rodinhas.

jabuticaba-EM-VASO

Como Plantar Marmelo

Como plantar jabuticaba em vaso – montagem

No fundo do vaso, coloque uma camada de 5 cm de argila expandida em pedrinhas. Em seguida, acomode a camada de terra de acordo com o tamanho do torrão. Mas atenção: embora seja preciso plantar o torrão inteiro, não cubra o tronco da muda.

Após colocar o torrão, com a ajuda das mãos, vá preenchendo as laterais e dando uma empurrada para ficar tudo bem certinho. Agora por cima da terra, ao redor da planta, coloque umas pedrinhas pequenas.

Regas e adubação

A jabuticabeira gosta de água, as regas devem ser diárias e generosas, as folhas podem ser molhadas.  O melhor horário para regar é no comecinho da manhã ou final da tarde. Use adubo orgânico, o ideal é apostar na compostagem, tornando a sua casa mais sustentável.

Detalhe: ao pesquisar sobre como plantar jabuticaba em vaso, você descobrirá que a maioria das plantas comercializadas para esta finalidade é híbrida e por isto dá frutos mais rapidamente e não cresce tanto.

Conte pra gente o que gostaria de ver publicado aqui nos artigos e vídeos do Lar Natural, assim poderemos fazer matérias especialmente para você!

jabuticaba

O Cultivo da Uva

SEM COMENTÁRIOS