Como Plantar Grama Preta

929
grama-preta

O nome grama preta até pode parecer estranho para algumas pessoas, mas no decorrer deste artigo vocês vão ver a simplicidade dessa espécie. A grama preta não propriamente uma gramínea para forrar todo o seu gramado – embora possa ser usada desse modo em alguns casos. Trata-se de uma planta ornamental que pode ser usada para criar malhas e faixas diferenciadas no gramado, justamente por ter uma coloração mais escura do que especies de grama como a Esmeralda ou a Bermuda.
Se você não sabe distinguir essa das outras espécies, quer descobrir as características e todas as informações importantes sobre esse produto então fique por aí que ao fim da sua leitura todas as suas dúvidas serão sanadas.

grama-preta

Características da grama preta

A grama preta é uma espécie ornamental utilizada para cobertura de solos em jardins e gramados de uma maneira geral. Este é um modelo de baixa manutenção que nunca necessita de aparos e permanece verdinha durante todo o ano. Além disso a grama preta possui uma luxuosa aparência com aspecto rústico apresentado folhas visivelmente tenras e esguias, podendo, por vezes aparecer pequenos frutos ao longo da planta.

A principal utilização da grama preta é entre pedras e canteiros de flores – isso pela sua principal característica ornamental. Além disso ela também é altamente indicada para as áreas com pouca conservação de água visto que a grama preta não necessita de muita irrigação e pode facilmente ser cultivada durante longos períodos de seca e calor extremo.

Climas

A grama preta é uma espécie característica para cultivo em áreas com o clima tropical. Porém, ela também pode ser cultivada em locais com climas subtropicais, oceânicos e até mesmo clima continental, isso porque ela é uma planta bastante resistente. De adapta bem a locais sombrios, podendo ser plantada a sombra de outras plantas para o jardim.

A grama preta deve ser cultivada, preferencialmente, em locais com o clima quente e com uma ligeira umidade, pois assim a planta pode se desenvolver melhor. Além disso esta é uma espécie que apesar de resistente não deve ser cultivada em ambientes extremamente frios, pois ela não consegue sobreviver em baixas temperaturas.

Mas, apesar da planta apresentar a grande vantagem de não necessitar da realização de podas, ela é uma espécie que não tolera ser pisoteada. Por isso, se a intenção é um gramado de quintal ou um campo de futebol nada de grama preta, pois ela não aguentaria o pisoteio constante.

Como plantar grama preta

Para plantar a grama preta basta limpar bem a área, adubar a mesma e colocar nela as mudas da planta. Apesar de não necessitar de manutenção constante a grama prefere uma terra úmida, então é melhor umedecer a terra antes do plantio e depois fazer irrigações esporádicas para que a terra permaneça úmida porém, não encharcada.

Preços de grama preta

Os preços da grama preta podem sofrer grandes variações de acordo com cada região e também com o distribuidor e/ou loja em questão. Porém, fazendo uma pesquisa, chegamos aos seguintes valores: Mudas de grama preta – cerca de R$ 30,00 por metro quadrado.

Lembrando que esse valor refere-se apenas à muda e, caso você não tenha nenhuma experiência ou não leve jeito para o plantio será necessário a ajuda de um profissional, podendo ficar mais caro o plantio da grama preta.

grama-preta

grama-pretagrama-preta

SEM COMENTÁRIOS