Como Plantar Açafrão

941

O açafrão, conhecido também como ouro vermelho, é um tempero outonal que não nasce em qualquer terra e que costuma dar um sabor característico e quase mágico à comida. Portanto, é normal que seu preço seja elevado e é melhor aprender a cultivá-lo e ter esse “feitiço” em casa. Se quer realçar o sabor do seu arroz e caldos, fique sabendo neste artigo de como plantar açafrão.

O açafrão não é cultivado com sementes e sim com bulbos. Este tipo de raiz pode ser difícil de encontrar. A primeira coisa que deve fazer é percorrer as lojas especializadas em áreas onde você saiba que é cultivado. Sem os bulbos é impossível cultivar açafrão.

Quando já tiver os bulbos, é hora de plantar. Faça-o quando terminar o inverno. Recomendamos pegar um vaso de 10 centímetros, retangular, e semear os bulbos que quiser com 20 centímetros de distância entre cada um. Preste atenção para que o vaso possa drenar corretamente, sem armazenar água no fundo, já que a umidade é recomendável para esta planta, mas não em excesso.

açafrão

Em temperaturas altas ou em pleno verão, regue como qualquer outra planta, alternando os dias e a quantidade de água necessária. Quando florescer, diminua a frequência de irrigação ao mínimo. E quando chegar o frio de novo, tampe com um plástico.

Quando o açafrão florescer, retire o pistilo da flor, essa espécie de fio vermelho usado para temperar suas comidas e criar em sua cozinha sabores irresistíveis. Guarde os pistilos em uma embalagem plástica à temperatura ambiente e lembre-se de usar um pouquinho, pois é suficiente. Não gaste tudo em um só prato.

açafrão-1

Quando o açafrão secar ou perder a folha, é hora de esvaziar o vaso e retirar os bulbos. Comece a plantar do zero com estes bulbos e verá como o ciclo começa a se repetir completamente. É normal que isto aconteça no mês de Setembro.

Dado curioso: precisam-se de 250.000 flores de açafrão para colher 1 quilo do tempero. Por isso é tão caro!

Se deseja ler mais artigos parecidos a como cultivar açafrão, recomendamos que entre na nossa categoria de Como Plantar.

SEM COMENTÁRIOS