Celósia

426

As celósias são plantas que apresentam inflorescências na forma de plumas, de espigas ou que lembram um arranjo de cristas de galo bastante onduladas (resultando daí um de seus nomes populares, crista-de-galo). Suas inflorescências são de cores vívidas, podendo ser vermelhas, laranjas, amarelas, brancas, ou de vários tons entre o rosa e o violeta. Quando cortadas e secadas de forma adequada, as inflorescências podem manter sua bonita coloração de algumas semanas a alguns meses.

Celósias são plantas que podem atingir de 15 cm a mais de 1 m de altura, dependendo da espécie e cultivar. Algumas cultivares têm folhas avermelhadas. As celósias são plantas relativamente resistentes e são fáceis de cultivar em jardins. As cultivares de menor tamanho são as mais fáceis de cultivar em vasos ou jardineiras.

São plantas anuais, de 30 a 60 cm de altura, com um aspecto bastante interessante. Suas inflorescências são muito vistosas e coloridas.

Suas flores podem ser colhidas e penduradas de cabeça para baixo amarrada com barbantes, criando assim flores secas que podem ser utilizadas na decoração.

É umas das poucas plantas anuais que toleram nosso verão tropical, mas não tolera as temperaturas baixas de invernos mais frios.

Origem:

Seu continente de origem é provavelmente a África, sendo que é atualmente encontrada em regiões tropicais e subtropicais da Ásia e da América.

Clima

São plantas de clima tropical, crescendo bem em temperaturas entre 20°C e 35°C. Em regiões com invernos frios, podem ser cultivadas nos meses mais quentes do ano.

Iluminação:

Pode ser cultivada com luz solar direta ou em sombra parcial com boa luminosidade.

Irrigação:

O ideal é manter o solo úmido sempre úmido, mas sem que permaneça encharcado. Contudo, são relativamente resistentes a curtos períodos de seca.

Solo:

O solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Estas plantas são bastante tolerantes quanto ao solo, mas o pH ideal para cultivo situa-se entre 6 e 7.

Época de floração:

Em condições adequadas, floresce cerca de 60 a 90 dias após o plantio.

Ciclo de cultivo

As celósias ou cristas-de-galo são plantas anuais.

Propagação:

A propagação é feita por sementes. O melhor é semear as sementes no local definitivo, pois as mudas são sensíveis ao transplante, mas também podem ser semeadas em pequenos vasos e outros recipientes, transplantando as mudas com bastante cuidado quando atingem de 5 a 8 cm de altura. Semeie a cerca de 0,5 cm de profundidade no solo. A germinação das sementes geralmente ocorre entre 1 e 3 semanas.

Espaçamento recomendado entre plantas

O espaçamento pode variar de 15 a 50 cm entre as plantas, dependendo do tamanho da cultivar.

celosia1

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBouvardia
Próximo artigoCentáurea

SEM COMENTÁRIOS