Aprenda a plantar pimentão em 8 passos

697
como-plantar-pimentao

As sementes dos pimentões normalmente vão parar no lixo, mas a vida útil delas pode ir bem além e gerar outros frutos. O pimentão é da família das solanáceas, assim como o tomate e a batata, e se adapta bem a locais ensolarados.

A hortaliça gosta do solo úmido, mas é preciso tomar cuidado para não encharcá-lo. A dica é sempre checar como está a terra antes de regá-la e, se precisar de água, fazer isso sempre pelas manhãs, quando o sol não está forte, ou durante a noite.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a época indicada para o plantio do pimentão é entre os meses de agosto e fevereiro. O início da colheita deve ocorrer entre 100 e 110 dias. É importante amarrar a planta em um bastão de bambu ou madeira à medida que ela vai crescendo, pois o peso dos frutos pode fazer com que os galhos quebrem.

Materiais

Caixote de feira, Saco de lixo de 40 litros, 5 kg de terra, 3 kg de húmus, 1 kg de areia, Argila expandida, Pano de chão, Sementes do pimentão.

Passo 1: Misture as porções de terra, húmus e areia

Passo 2: Forre a caixa de feira com o saco de lixo

Passo 3: Coloque uma camada de argila expandida até cobrir o fundo da caixa. Ela irá drenar a água da rega

Passo 4: Cubra a argila com o pano de chão, que tem a mesma função do bidim. O tecido filtra a água, separando a terra da argila

Passo 5: Deposite a terra preparada até a metade da caixa de feira

Passo 6: Com a ponta do dedo, faça três furos de aproximadamente um centímetro de profundidade

Passo 7: Retire as sementes do pimentão e coloque de duas a três em cada buraco, cobrindo-as cuidadosamente com terra

Dica: Para potencializar a germinação, o ideal é que as sementes sejam retiradas antes do plantio e sequem de dois a três dias no sol

Passo 8: Regue a planta com um regador ou borrifador, pois assim a água não cairá com tanta força na terra a ponto de fazer um buraco e prejudicar a germinação da semente.

Lembre-se de que os estágios iniciais da planta são bem frágeis e ela precisa de cuidados especiais!

SEM COMENTÁRIOS